Mandado erigir por Cândido Sotto Mayor para servir de sua morada nas Avenidas Novas, o palácio foi construído entre 1902 e 1906. O projecto foi assinado pelo Capitão de Engenharia do Exército António Rodrigues Nogueira, mas o traçado inicial ficou a cargo do Arq. Ezequiel Bandeira, com a colaboração do Arq. Carlos Alberto Correia Monção.
O estilo gracioso e ornamental remete para uma inspiração francesa, destacando-se as duas fachadas de entrada e a janela com cariátides, do escultor Jorge Neto. O interior desenvolve-se em torno de um grande hall central, iluminado por uma imensa clarabóia.
O Palácio Sotto Mayor foi objecto de um projecto de renovação no final do séc. XX, início do séc. XXI, da responsabilidade do Arq. Gastão da Cunha Ferreira, que manteve as características fundamentais do edifício. Consistindo num projecto multifuncional integrou várias vertentes - restauro do palácio, um centro comercial, escritórios, um hotel e estacionamento - concentradas num único quarteirão em pleno centro da capital.
Comentários
Enviar um comentário